Dica de Leitura 5 – Sanshiro Sugata

Publicado: 20/08/2009 em LETRERIA
Tags:, , , , , , , , , , ,

sugata

Na primeira vez que entrei num dojô de Judô, aos 7 anos, a primeira coisa que reparei (talvez por estar vazio) foi na foto de um senhor de idade que ficava ao lado de um pequeno altar, ambos pendurados na parede.

Perguntei ao professor quem era aquele “velhinho” e ele me respondeu com reverência na voz: “Este é Jigoro Kano, o criador do Judô.”

Para muitos, essa história que escolhi para introduzir meu texto pode parecer boba, mas quem conhece o Judô entenderá os seus muitos significados. Todos os dojôs que visitei têm a foto de Jigoro Kano nas suas paredes. É a mesma foto, sempre: preto e branca, Kano Sensei usando um kimono preto ornado, em posição marcial, séria. O que mais me chama a atenção na foto é a maneira como ele olha para o dojô (realmente parece que ele, apesar de ter partido há muito tempo, está lá…). Seu olhar, ao mesmo tempo que parece paternal, é duro e severo.

Assim é o Judô: suave e leve, mas ao mesmo tempo forte e perigoso.

O livro desta dica (finalmente!) conta a história da criação dessa relativamente jovem arte marcial. Numa época em que o Japão abria seus portos e cidades à cultura e comércio ocidentais, a própria cultura do país se perdia em meio a adaptações de estilos, bebidas, comidas e entretenimentos.

A sociedade passa a se comportar e vestir-se de acordo com as convenções ocidentais. Os antigos valores passam a ser considerados ultrapassados e inadequados. Assim como as duas artes marciais símbolos da cultura japonesa: o Kenjutsu e o Jujutsu.

Em meio a toda essa revolução, que levava o Japão a deixar de lado seus valores, um professor resolve se opor a esse movimento. Estudioso do Jujutsu, ele passa a aprimorar os movimentos e golpes da luta, transformando-a em algo mais profundo, mais próximo aos valores e à filosofia dos samurais. A “arte” (jutsu), nas mãos de Shogoro Yano (o personagem que representa o mestre Kano) se transformou no “caminho” (do). Um caminho que, com suavidade, levaria o Japão de volta aos tempos em que era uma grande nação, orgulhosa de sua cultura milenar.

Os outros personagens que vão se juntando a Yano durante o livro são fictícios, porém inspirados em pessoas reais, que fizeram o Judô se tornar uma arte marcial poderosa e mundial. O único que foge a essa regra é o personagem título, Sanshiro Sugata. Jovem, rebelde, sangue quente e pavio curto, Sugata, apesar de ser o único personagem 100% fictício, é o perfeito retrato do Judô. No desenrolar da estória, ele vai se tornando maduro, disciplinado e perfeito: o fiel depositário da nobre missão iniciada por Yano.

O livro é uma verdadeira lição de força, perseverança, brio e determinação, ao mesmo tempo que ensina que leveza, pureza e honra são atributos complementares e indissociáveis dos anteriores. Assim como o símbolo escolhido para representar o Kodokan (dojô fundado por Kano na vida real e por Yano no livro).

Agora, algumas curiosidades:

– Foi esse o livro que inspirou ninguém menos que Akira Kurosawa, em 1943, a rodar o seu primeiro filme, o também Sanshiro Sugata;

– Tsuneo Tomita, o autor, é filho do primeiro discípulo de Jigoro Kano;

– O temível yama-arashi não é ficção. É um golpe real, poderosíssimo e atualmente usado com muita restrição;

– O símbolo que representa o Kodokan é… Ah! Leia o livro e, depois, leia o livro escrito pelo próprio Kano Sensei, que resenharei em breve;

– O original foi editado em japonês (claro!) e só foi traduzido para o português;

– O livro não é vendido em qualquer livraria. Um dos lugares que vende é esse aqui. Se não tiver mais e se estiver interessado, passo outros caminhos das pedras. É só me escrever.

comentários
  1. André Luis disse:

    Gostaria de saber onde poderia conseguir o livro do Sugata Sanshiro. Obrigado

  2. felipe disse:

    Olá!

    Realmente está muito difícil encontrar o livro…

    Mandei um e-mail para os contatos indicados e estou aguardando resposta.

    Se alguem souber de notícias que possam ajudar na busca pelo livro mande um e-mail para mim:
    felipe_sena@yahoo.com.br

    Um abraço a todos

Deixe um comentário