Quem procura, acha

Publicado: 04/12/2009 em BRAINSTORM, MARKETING
Tags:, , ,

Foi publicado o Google Zeitgeist 2009, o relatório com a análise dos bilhões de termos pesquisados pelas pessoas ao redor do mundo no Google.

É um pouco extenso e cansa a maioria das pessoas que não trampam com Publicidade, Comunicação ou mais especificamente com Mídia, mas para o leigo oferece uma divertida dimensão do universo da busca por termos e palavras.

Para os iniciados em PP, uma fonte de informação e referências.

Olha só como funciona a metodologia:

“Para coletar o Zeitgeist do fim do ano de 2009, estudamos a agregação de bilhões de consultas que as pessoas digitaram no Google neste ano. Usamos dados de várias fontes, entre elas o Google Insights para pesquisa, o Google Trends e as ferramentas de dados internas. Também filtramos o que é spam e consultas repetidas para desenvolver listas que melhor reflitam ‘o espírito dos tempos’. Todas as consultas de pesquisa que estudamos são anônimas e nenhuma informação pessoal foi usada.

Exceto quando explicitado, todos esses termos de pesquisa são os mais populares de 2009 e foram classificados na ordem das consultas com o maior volume de pesquisas neste ano. Em alguns casos, listamos as consultas com as ‘maiores subidas’, o que significa que encontramos as pesquisas mais populares feitas em 2009 e, em seguida, classificamos essas pesquisas com base no aumento da popularidade delas em comparação com 2008. De modo inverso, as consultas com as ‘maiores quedas’ eram muito populares em 2008, mas perderam parte da popularidade em 2009.”

Fonte: Google Zeitgeist

Algumas coisas bem interessantes estão por lá. Por exemplo, o gráfico de procura por músicas do Michael Jackson durante o primeiro semestre de 2009, passando pelo final de junho (quando ele morreu) e logo depois:

Aliás, ainda de acordo com o estudo, Michael Jackson foi o termo mais pesquisado (entre os termos emergentes) no ano de 2009, seguido por palavras ou termos relacionados a (a-ha!!) Social Media.  Dêem uma olhada:

  1. michael jackson
  2. facebook
  3. tuenti ¹
  4. twitter
  5. sanalika ²
  6. new moon
  7. lady gaga
  8. windows 7
  9. dantri.com.vn
  10. torpedo gratis³

Aqui em Terra Brasilis, de acordo com o relatório, “os brasileiros interagem via web sobre um tripé: redes sociais (e diversão), serviços e consumo, mas essencialmente por um viés otimista.” Só pra se ter uma idéia, apesar da crise econômica e da gripe suína (no auge da danada, futebol ganhava de goleada do vírus), o brasileiro procurou com mais intensidade (novamente entre os emergentes) pelos seguintes termos:

  1. orkut
  2. youtube
  3. hotmail
  4. baixaki
  5. yahoo
  6. globo
  7. uol
  8. tradutor
  9. jogos
  10. msn

O mais legal é navegar pelas preferências dos outros países e comprará-las, por exemplo, com as nossas.

Enfim, é uma leitura que eu recomendo.

A propósito, repararam a que tipo de segmento a maioria dos primeiros colocados fazem parte?

Observações:

1. Site de relacionamento espanhol (tem páginas até em euskera!!)

2. Um jogo aí. Me perdoem a ignorância, mas tive que googlear pra saber também…

3. Rapaz! Como tem brasileiro querendo se dar bem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s