A boa e velha guerra suja

Publicado: 13/08/2009 em NOTÍCIAS POPULARES
Tags:, , , , , ,

Anteontem, no Jornal da Globo, (re)começou a velha guerra Globo X Record.

A matéria iniciou com aquele tom que só o jornalismo da Globo consegue dar aos seus textos: denúncia isenta e imparcial. Aos poucos, à medida em que os nomes “Edir Macedo” e “Igreja Universal do Reino de Deus” começam a ser pronunciados com mais frequência, o tom foi ficando mais, digamos, pessoal. Até determinado momento, o mote era pontuado pelos dois personagens anteriormente citados. De repente, no meio de um organograma (mais especificamente, no final, fechando simbologicamente um ciclo), REDE RECORD.

Nesse momento, quem ainda não tinha sacado que era um ataque à concorrente, se não sacou é porque é gringo ou tava fazendo coisa melhor do que assistir Globo naquele momento. O engraçado é que a emissora não falou nada do que não sabíamos, mas mesmo assim causou impacto. Mesmo quando mostrou cenas das reportagens requentadas sobre o bispo.

No dia seguinte, o Bom Dia Brasil e o Jornal Hoje repetiram, mas após a reportagem emendaram logo uma outra sobre o Criança Esperança…O Filipe, do Blog do Crespo matou a charada na hora. Não assisti, mas tenho certeza que no Jornal Nacional foi igualzinho, já que o Jornal da Globo de ontem deu mais uma martelada no cravo.

A resposta da Record não tardou. Um colega nosso, que trampa lá na emissora do bispo, já tinha lançado que seria às 19h50. Como estou em aula nesse horário, tive que puxar no Youtube (cujo link foi gentilmente tuitado pela gloriosa Paty).

Aliás, a resposta da Record…

Na minha modesta opinião, ficou no nível daquelas briguinhas de colegial: “Que time é o teu?” “O mesmo que te comeu!” Duh!

Enquanto a Globo descascava as falcatruas denunciadas pela Promotoria do Estado de São Paulo, com sustentação da Folha e outros veículos (inclusive de outros países), a Record ficou entoando mantras sobre a relação da Globo com o antigo Governo Militar, seu poder de distorção dos acontecimentos, sobre ela ser a grande manipuladora midiática, além de tentativas de manipular eleições. Assisti à resposta umas três vezes e não consegui identificar um argumento contundente, algo que fizesse a Rede Globo ir aos tribunais exigindo reparação.

Triste. Verdade! Eu gostaria muito mesmo de ver a Globo tomando uma surra moral, igual à que deu na Record. Eu sou louco para ver a Globo tendo possíveis segredos sujos sendo colocados na mesa. Comprovados, claro.

O que a Globo fez foi pegar uma denúncia comprovada e dar a ela tintas midiáticas, comprovando as fontes e embasando cada palavra. A Record simplesmente lançou um monte de historinhas do cancioneiro comunicacional, com um belo tratamento, diga-se de passagem, mas sem fundamento nenhum. Finalizou a “reportagem-denúncia” concluindo que o possível motivo do ataque promovido pela concorrente foi o fato de a Record ser sua principal concorrente, que vem apresentando números crescentes de audiência, com uma também crescente qualidade em suas produções (Huahuahuahuahua! Alguém já assistiu Os Mutantes?). O pior mesmo, foi quando disseram que a Globo fica cada vez mais irritada quando a Record “conquista cada vez mais audiência e FATURAMENTO“… Realmente, é muita inocência dar esse argumento ao inimigo* na própria resposta.

E, garanto, a briga vai continuar. Numa intensidade um pouco menor, mas vai. E sabe quem vai ganhar?

A internet.

* Inimigo é a palavra usada pelos evangélicos e carismáticos para nomear o Diabo.

comentários
  1. Paty disse:

    O que me impressiona é: todo mundo sabe que o Macedo explora a fé alheia há tempos e só agora o Ministério Público resolveu agir? Justiça a passos de cágado manco, né?

    O resto é que nem aquele título de filme: Fé Demais Não Cheira Bem. Quero mais é que o bispo se ferre e que o povo da Igreja Renascer venha em seguida. Tá na hora da igreja, digo, do circo pegar fogo. (com trocadilhos!)

    • Lelo Brito disse:

      Olha, Paty, a resposta pra lentidão só pode ser uma: o artigo constitucional que diz que “ao acusador cabe o ônus da prova.” Como você disse, há tempos se sabe da exploração. Eu mesmo já ouvi muitas histórias, mas sem comprovações.
      Pra rolar um processo desses, com certeza tem prova a dar com pau.
      É uma pena que será uma continuação do caso do casal Hernandes “Jesus Quantinho”.
      Se eles ordenaram a dona Kaká como bispa, quem será o popstar do Edir?

  2. Paty disse:

    Não quero nem pensr em quem seria o popstar do Edir. A Marina Silva, talvez? Minha manicure é da Universal e defende ardorosamente o ladrão-chefe. Triste.

    Aliás, esse quiprocó deve deixar à mostra a outra briga: Universal x Renascer. No mais, o dia em que as 4984564564654 denominações evangélicas pararem de brigar e se unirem, aí o bicho pega.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s