V – A Batalha Final

Publicado: 09/08/2009 em NOTÍCIAS POPULARES
Tags:, ,

v-finalbattle

Há 24 anos a Rede Globo exibia uma série que ficaria na lembrança eternamente de todos os maiores de 30 que conheço: V – A Batalha Final.

Há 24 anos eu ficava acordado até tarde da noite, chocado com cenas e efeitos especiais muito à frente daquele tempo, morrendo de medo dos alienígenas-lagartos que comiam engoliam ratos como se fossem maria-mole. Mas, deixemos a nostalgia de lado e vamos ao que interessa.

O TCM está reprisando desde o dia 7 de agosto a minissérie. E o que mais tem bombado nos Twitters dos meus amigos trintões são os comentários sobre. A história é mais ou menos a seguinte: alienígenas chegam à Terra cheios de boas intenções. “Queremos ajuda para salvar nosso planeta”, diziam eles, “e em troca, compartilharemos nossa tecnologia com vocês, povo apetitoso, digo, caloroso!”. Sim, a real intenção dos lagartos alienígenas era dominar nosso planeta, sumindo com nossos cientistas e líderes, usando a raça humana como alimento (os ratos eram só um tiragosto), escravos e soldados para colonização de outros planetas. Alguns humanos percebem que há algo de errado com os répteis disfarçados (eles usavam um disfarce para se parecerem conosco) e resolvem tratar o assunto ao melhor estilo americano: no braço!

Mas terão muito trabalho, já que os alienígenas impõem um regime ditatorial à Terra, com a conivência de um monte de seres humanos.

Repito, até a minissérie terminar eu me borrei todo. Não é pra menos.

Os efeitos especiais, como disse antes, eram muito, mas muito mesmo, à frente do nosso tempo na época. E era numa série de TV, não no cinema, em que os efeitos eram mais comuns. Os “visitantes” usam uniformes modernosos, vermelhos, combinando com óculos escuros bem fashion pra época, e fazem uma tremenda propaganda institucional, como quando colam cartazes pelas cidades com os mesmos sorrindo e acenando, acompanhado de dizeres amistosos. Tudo isso, comandados pela sensual (pelo menos até ela engolir um rato) comandante Diana.

Os extraterrestres se utilizavam de símbolos para se comunicar com os terráqueos, bem parecidos com o alfabeto cirílico (russo). Aliás, se repararem bem, o símbolo no uniforme lembra um outro símbolo que aterrorizou o mundo na década de 1940. Dá uma reparada:

v-finalbattle_a

Lá nos EUA, a minissérie foi exibida em duas partes: “V”, em 1983, e “V – The Final Battle”, em 1984. Como eu já disse, a minissérie foi exibida pela primeira vez aqui no Brasil pela Rede Globo, em 1985, com o excelente título traduzido (o que é uma raridade) “V – A Batalha Final”. Em 1985, a TV americana produziu e exibiu (não me perguntem a emissora…) “V – The Series”, um seriado com episódios semanais, com histórias paralelas às dos acontecimentos da minissérie. Em 1988, o SBT exibiu o seriado com o espetacularmente imbecil nome “Os Extraterrestres no Planeta Terra”. Uma judiação…

Em 2006 rolou um boato sobre uma continuação da minissérie/seriado, chamada “V – The Second Generation”, que estrearia em 2007. Eu, sinceramente, andei tão por fora de cinema e TV nos últimos dois anos, que não vi nada a respeito. Mas, fuçando o Youtube, descobri isso:

Circunstancial. Parece que tem um livro com o mesmo título. Por isso, acho que a história do filme é lenda.

Enfim, recomendo com força e com eco essa minissérie, que está sendo reprisada no TCM. Mais informações no site do TCM. Fiquem agora com uma palhinha da bagaça:

comentários
  1. mgmgrezende disse:

    Hum… encontrei, enfim, um grande mistério da minha infância: não foram pesadelos noturnos aqueles lagartos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s