Dica de Leitura 4 – Força Delta

Publicado: 09/08/2009 em LETRERIA
Tags:, , , , , , , , ,

Escrito por Eric L. Haney, Força Delta conta como foi criada a unidade (nem tanto) secreta de contraterrorismo do Exército americano. Haney, um sargento dos Rangers, foi um dos fundadores da força de elite, depois de algum tempo em outras unidades também de elite.

A Força Delta, ou 1º Destacamento Operacional das Forças Especiais D, foi criada pela necessidade de os EUA lidarem de maneira mais cirúrgica com um mal que deixava os americanos cada vez mais preocupados pelo seu crescimento acelerado: o terrorismo. Assim, em 21 de novembro de 1977 a Força Delta fixa endereço em Fort Bragg, Carolina do Norte, e passa a dar treinamento especializado a militares selecionados a dedo dentro das fileiras do Exército.

Uma das coisas mais interessantes do livro é saber que, diferente do que é mostrado no cinema, a Força não tem em seus quadros aquelas figuras com corte de cabelo escovinha, queixo quadrado, cara de mau e físico de míster universo. São militares que devem ter todas as características que não os denuncie como militares. É um paradoxo, pois o treinamento é árduo e exaustivo. E por que isso? Como as missões são secretas, na maioria delas os militares seguem incógnitos nos locais, geralmente no Oriente Médio. E como ela foi criada bem no auge da Guerra Fria, algumas das missões também rolavam no Leste Europeu, já que corriam boatos sobre a relação promíscua entre a URSS e os terroristas árabes-palestinos (assunto amplamente explorado em A Hora da Vingança, resenhado anteriormente).

Aliás, as primeiras missões são a tônica do livro, juntamente com o treinamento inusitado.

Informação adicional: o livro deu origem à série The Unit, que passava no canal Fox aqui no Brasil. Sim, a 3ªtemporada já rolou e a emissora nem quis saber.

Para quem gosta do assunto, um livro imperdível. Para quem não curte, uma leitura diferente, pelo menos para ampliar os horizontes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s