Vou inaugurar o Letreria com o último livro que li. Na verdade, acabei anteontem de lê-lo.

Tomando um café na Livraria Nobel em Ribeirão Pires, acompanhado da patroa, minha herdeira e os padrinhos dela, comecei a fuçar os lançamentos. De repente, um título me chamou a atenção: A Besta.

Tem gente que vai falar que foi uma espécie de identificação, mas não. Alguma coisa no livro me dizia que iria ser uma puta viagem de se ler.

Escrito pelo jornalista Anders Roslund e pelo ex-criminoso (!!!) Börge Hellström, esse romance sueco editado aqui no Brasil pela Editora Planeta é uma montanha russa daquelas que só se vê no Bush Gardens. Ao terminar o livro (e quase todos os capítulos dele) senti que minhas tripas demorariam a voltar ao lugar.

Numa narrativa que mistura primeira e terceira pessoas, o livro conta o caso de um assassino/estuprador de crianças que escapa da prisão e continua sua trilha doentia. O pai de uma das vítimas resolve fazer justiça com as próprias mãos, criando uma bola de neve que desce a ribanceira vertiginosamente, cada vez maior, enquanto dois policiais fazem malabarismos para acompanhar os acontecimentos e desvendá-los.

O livro é frenético, intenso assustador e, em muitos momentos, até enjoativo. Mas vale cada página lida. Um livro que é leitura obrigatória para quem gosta de histórias policiais, mas que está de saco cheio das mesmas tramas.

Aviso aos navegantes: o livro assusta mesmo. Vou deixar um petisquinho pra vocês:

“- Duas meninas, nove anos. Ele as amarrou, masturbou-se em cima delas, estuprou-as, cortou-as. Exatamente como já fizera antes. (…) O médico-legista disse que elas ainda estavam vivas quando foram dilaceradas, com objetos de metal na xoxota e no ânus. Eu não acredito.”

Como eu disse, não é uma leitura leve. Se tiver estômago, vale a pena encarar.

comentários
  1. Filipe Crespo disse:

    Tenhlo lido muito nesses últimos meses, mas muita coisa técnica e até biografias.

    Vou tentar ler um livro desse tipo. Eu lia bastante quando era adolescente.

    Valeu pela dica. Achei interessante o livro.

    Pagou caro?

    Abs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s