Não pense num elefante cor de rosa

Publicado: 11/05/2009 em MARKETING
Tags:, , ,

Por que é que eu não me surpreendo quando vejo algum filme polêmico sendo rechaçado publicamente por alguma categoria ou instituição? Tá. Pode até ser que as pessoas se sintam mesmo ultrajadas pelo conteúdo da película, mas dizer que é só isso é abusar da minha inocência.

Digo isso após ter lido a reportagem de hoje da Folha Online sobre o filme Anjos e Demônios e o Vaticano. O pessoal ainda fica chocado quando soltam uma notícia dessas na imprensa. Parece que todo mundo esqueceu quando lançaram o primeiro filme da franquia Código da Vinci. Ou quando o Irã declarou aberta a caça ao Salman Rushdie, pelo seu Versos Satânicos. Teve também aquela vez do Je Vous Salue Marie. Quantos livros, filmes, bandas e suas músicas foram atacados por alguma etnia, religião ou grupo, com pedidos de ‘não assista, leia ou ouça’? E quantos deles tiveram suas vendas prejudicadas? Pois é. Até parece aquela estratégia de Programação Neurolinguística para explicar o porquê devemos evitar o uso de palavras como o “não”, “nunca” etc.

Com certeza, só o pessoal do Opus Dei, Renovação Carismática, Arautos do Evangélio, TFP, Liga das Senhoras Católicas de Sant’Anna e outras vertentes obtusas da Igreja Católica Apostólica Romana deixarão de assistir, o que significa quase nada. Aqueles católicos mais rebeldes, como este que vos escreve, vai ouvir o que o Papa tem a dizer e responder “falou, tio, podexá.” E vai assistir ao filme sem precisar se confessar depois. Fora o pessoal das outras religiões que não estão nem aí para o que o Sumo Pontífice fala, ou que não suporta a religião.

A Comunicação e o Marketing aprenderam há muito tempo a usar a estratégia da PNL. Sabe como? Experimente ler o enunciado do texto e não imaginar um elefante cor de rosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s