Black list by Procon

Publicado: 02/04/2009 em SERVIÇOS
Tags:, , ,

telefonista

 

Em menos de uma semana, mais de 100.000 inscrições. E não é para o Big Brother Brasil. O Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing, gerenciado pelo Procon de São Paulo já está fazendo o maior sucesso.

Convenhamos. Não é muito agradável receber uma ligação pela manhã, ou durante uma reunião importante, ou enquanto assistimos ao final de um filme, oferecendo qualquer coisa que seja. Eu sou da opinião que, se quero comprar alguma coisa, EU vou atrás.

Mas tem o outro lado da história. Algumas associações já entraram com ações contra a lista. Alguns argumentos são o possível fechamento de vagas no setor de Contact Centers, a perda de contratos para empresas de outros Estados (a lei é restrita ao Estado de São Paulo) etc.

Eu acredito no Marketing Direto como ferramenta importante no relacionaento com o consumidor. Porém, nos últimos anos, essa modalidade tem se tornado um monstro que incomoda muita gente. As pessoas envolvidas no processo são cada vez mais incompetentes e despreparadas. Será que ninguém nessas empresas nunca pensou que o roteirinho usado em todas as ligações precisa ser revisto? É sempre a mesma coisa (vamos levar em consideração que eu seja uma pessoa educada e de bom humor no dia):

– Alô?!

– Bom dia!

– Bom dia.

– Com quem eu falo? (essa pergunta é inaceitável, principalmente se ligam no meu celular)

– Com Ciclano.

– Tudo bem, Sr. Ciclano? Meu nome é fulana de tal e falo em nome da Black Cards. O senhor tem alguns minutos?

– Sim.

– Que ótimo! (what?) Essa ligação está sendo gravada para sua segurança. (agora é a minha vez de dizer “que ótimo”)

– …

– Estou vendo aqui (de novo, what?) que o senhor tem o cartão Super Black Master Super e, devido ao excelente relacionamento que o senhor vem mantendo com a nossa empresa, a Black Cards está disponibilizando sem custo adicional nenhum ao senhor um novo e revolucionário serviço onde o senhor poderá contar (…). E tudo isso por apenas R$ 4,50 ao mês. Para que o senhor possa usufruir a partir de agora desse serviço, só preciso confirmar alguns dados: seu nome completo?

Quem nunca passou por pelo menos um diálogo como esse acima? Isso porque eu editei os gerundismos e falta de conhecimento em concordâncias que são cada vez menos comuns entre os operadores, mas que são freqüentes o suficiente para nos irritar. Essas ligações são importantes para se estabelecer um relacionamento com os clientes, mas estão ficando cada vez mais indiscriminadas e mais mal executadas. Aliado a isso, o despreparo dos operadores (já citado acima) faz com que esse tipo de serviço seja cada vez mais odiado pelos cidadãos.

E contribui com o sucesso da lista do Procon.

comentários
  1. Neu disse:

    Um site que faz propaganda desse Big Brother Brasil não pode ser considerado um site sério.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s