Fenômeno…

Publicado: 13/03/2009 em MARKETING
Tags:, , , , ,

sempatrocinio2

 

A maioria dos brasileiros respira aliviada ao ver o Ronaldo jogando novamente. Pelo menos é o que eu acredito. Não importa se você é corintiano, palmeirense, sãopaulino, santista etc. Ver o cara (que é um dos responsáveis por levar o nome do Brasil acima de um monte de outras nações) de volta é uma grande emoção. Ainda mais sabendo das centenas de problemas que o acometeram durante sua carreira: contusões graves, cirurgias, baladas, escândalos, aumento de peso… E ainda assim, com apenas segundos de posse de bola no jogo contra o Palmeiras, o cara faz um golaço!

Tudo bem. Sempre vai ter o ‘do contra’ que vai falar que depois de dois meses só treinando intensivamente ele tinha mais é que jogar muito, o que não fez. Ele não superou as expectativas? Claro que não! O que é que todo mundo esperava? Temos que dar tempo ao cara. Agora, para quem não temos que dar tempo nenhum é para o marketing do Timão. Ultimamente o departamento e seus integrantes têm demonstrado uma incompetência única ao administrar a marca Corinthians. Quem é que poderia imaginar que, com todos os fatores jogando a favor, o time ainda joga sem patrocinadores?

Piadas sobre o tamanho da camisa do Ronaldo à parte, o Corinthians tem tudo, atualmente, para conseguir grandes patrocinadores. Acompanhem comigo:

– é o time com a maior torcida (sorry, Flamengo, mas aquela pesquisa fajuta não cola);

– acaba de dar uma volta por cima triunfante, retornando da segundona e colocando às claras suas contas;

– tem como uma de suas estrelas ninguém menos que o jogador eleito o melhor do mundo por três anos (além de um 2º e um 3º lugares);

– tem tradição e inúmeros títulos;

– tem uma ‘marca’ forte e bastante conhecida.

Isso tudo e muito mais! E, por favor me expliquem, por que cargas d’água, ainda não têm um patrocinador para esse time? Ouvindo a Band News FM outro dia, fui atacado pelo seguinte argumento do diretor (com letra minúscula mesmo, pois ele merece) de Marketing: nenhuma das propostas estava à altura.

Tudo bem. É fato que não se deve aceitar qualquer coisa, mas duvido que algumas das propostas não eram ótimas. E mesmo que fossem apenas boas, devemos levar em consideração que apesar dos atributos listados acima, o Corinthians e o nosso querido Ronaldo estão se recuperando de crises. Isso diminui um pouco os valores de suas marcas. Por isso, acredito que a estratéga de “Marketing de Oportunidade” (faz-me rir) atual adotada pelo Corinthians é desastrosa e irresponsável. Afinal, os jogadores são profissionais e não jogam apenas pelo amor à camisa e o Ronaldo Fenômeno deve valer, apesar dos pesares, uma bela quantia mensal.

E então, sr. Luiz Paulo? Vai acordar, ou teremos que nos referir a você da mesma maneira que a torcida faz com o juiz durante um jogo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s